quarta-feira, 29 de julho de 2009

Economia ecológica é tema de debate de encontro nacional em Cuiabá

Difundir e construir a Economia Ecológica no Brasil, por intermédio da integração de seus associados e entre congêneres de outros países. Este é o objetivo do VIII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, em Cuiabá. O evento acontece de 05 a 07 de agosto, no Hotel Fazenda Mato Grosso e vai reunir professores, pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes, agentes do governo e estudiosos sobre o assunto.

O tema escolhido para o EcoEco é “Aplicando a Economia Ecológica para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, com o propósito de debater a questão da conservação do capital natural no contexto das políticas públicas em curso na Amazônia brasileira.

Na realização dos Encontros Nacionais, o EcoEco tem como meta compreender em sua complexidade as diferentes especificidades regionais, no que tange aos problemas socioambientais do desenvolvimento econômico ou as peculiaridades das políticas públicas em implantação, em especial aquelas específicas para a área socioambiental.

A importância da realização deste evento em Mato Grosso se dá levando em consideração que a fronteira agrícola e pecuária no estado avança rapidamente sobre a Amazônia, o que representa uma porta de entrada ao processo de devastação do ecossistema natural e da integridade socioambiental da região. Aliado às obras de infra-estrutura previstas e realizadas, a exemplo dos outros estados do centro-oeste e norte brasileiro, isso representa uma real ameaça às alternativas sustentáveis de utilização da floresta.

O VIII Encontro da EcoEco chama atenção para a necessidade de se inserir efetivamente os princípios, os métodos, os instrumentos, as concepções e as propostas da Economia Ecológica nas alternativas sobre o processo de desenvolvimento da Amazônia brasileira.

SUSTENTABILIDADE – A Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (EcoEco) foi fundada em 1994. Suas origens remontam as discussões iniciadas durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, a ECO-92, onde economistas, ecologistas e estudiosos do país, reunidos em uma série de encontros, constataram que no Brasil pouco se conhecia sobre a relação entre economia e meio ambiente, um campo do saber que já havia tomado corpo na Europa e Estados Unidos.

Em sua missão de difundir e construir a Economia Ecológica no Brasil, por intermédio da integração de seus associados e entre congêneres de outros países, a EcoEco promove seus Encontros bienais de âmbito Nacional, além de estimular a participação de brasileiros nos Congressos Internacionais da ISEE (International Society for Ecological Economics) e de entidades Iberoamericanas, através do vínculo com a Rede Iberoamericana de Economia Ecológica (Redibec), que conta com revista on-line na área.


A EcoEco é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, voltada à organização e estruturação no Brasil do campo de estudo e conhecimento interdisciplinar denominado “economia ecológica” que visa a integração entre os distintos campos disciplinares como o da física (termodinâmica), da ecologia (resiliência), sociologia (eqüidade) e da economia (escala, decrescimento). A organização tem como objetivo promover um espaço de aproximação e interlocução entre pesquisadores e instituições, bem como divulgar os estudos desenvolvidos nesse campo, incentivando assim o debate acadêmico e as orientações de políticas públicas para a problemática da relação entre economia e meio ambiente.

Nenhum comentário: