domingo, 18 de julho de 2010

Floresta à venda

Alguns anos atrás era comum a extração de madeira e as serrarias5967261 estavam por toda parte. O discurso da preservação da Amazônia foi pouco a pouco sendo assimilado e diversas políticas públicas foram implementadas no sentido de coibir a devastação do meio ambiente com a maior biodiversidade do planeta.
No entanto, o que houve na verdade foi uma mudança de papéis. A extração que antes era realizada pelos pequenos agricultores espalhados pelo bioma amazônico foi dando lugar à empresas exportadoras de madeira. Os projetos de manejo florestal que, em tese, deveriam beneficiar os produtores rurais de forma que pudessem explorar a floresta de forma racional sem degradar o meio ambiente, na verdade beneficiam os grandes exportadores que exploram os pequenos proprietários das terras pagando somas irrisórias por madeira de alto valor no mercado internacional. 
Apesar da repressão ainda é comum ver enormes caminhões carregados com toras de madeira de lei trafegando pelas estradas na madrugada, burlando a fiscalização e transportando madeira ilegal. Madeira essa que é misturada a madeira retirada legalmente nos projetos de manejo e vendidas juntas como madeira certificada.
A "repressão" tirou a renda da floresta das mãos dos pobres e colocou nas mãos de poucos que conseguem as licenças e certificações junto à administração pública. Vejam por exemplo o anúncio da Catena & Castro no site: http://catenaecastro.com.br/
Fazenda de mata nativa totalmente regularizada, no Estado do Acre, com área total de 152.213 hectares, dividida em matrí­culas, perfeitamente discriminadas, com CCIR, com registro e averbação autorizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Acre, efetivado em 2008. "Projeto de manejo sustentável já aprovado para execução em três fases, com a documentação 100% regularizada."
Ora, o que são 150 mil hectares por apenas 70 milhões de euros? Para os pequenos produtores conseguirem uma licença ambiental para projeto de manejo florestal é uma burocracia enorme. Quando é que o povo da floresta vai ser realmente dono de suas terras?
Leia o anúncio completo:
Fazenda com Madeira a Venda Acre Amazônia Brasil - 70 milhões de Euros.
Fazenda de mata nativa totalmente regularizada, no Estado do Acre, com área total de 152.213 hectares, dividida em matrí­culas, perfeitamente discriminadas, com CCIR, com registro e averbação autorizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Acre, efetivado em 2008.
Projeto de manejo sustentável já aprovado para execução em três fases, com a documentação 100% regularizada, com autorização lavrada para extração de madeira (toras) acima de 50 cm de circunferência. Em levantamento na área foi constatado que cada hectare contém no mí­nimo 10 árvores com a espessura mí­nima para corte.
Para cada fase do projeto de manejo há a possibilidade de exploração de 50.737 hectares, com projeção de retirada de 1.522.110 m³ de madeira, possibilitando um retorno do capital investido de forma concreta e segura.
Includes: madeira amazônica - projeto de manejo - extração de madeira legalizada - projeto extração madeira dentro da lei - preservação selva com projeto de madeira - extração de madeira com preservação selva amazonas- floresta preservada com extração de madeira - floresta e projeto de extração madeira.
Maiores informações contate: http://primeproperty.catenaecastro.com.br/contact
Valor: Euros 70.000.000,00 (setenta milhões de euros)
Citação
http://primeproperty.catenaecastro.com.br/fazenda-com-madeira-venda-acre-amazonia-brasil

Nenhum comentário: