sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Ministra Marina Silva anuncia medidas para conter o desmatamento na Amazônia.


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou nesta quinta-feira (24) uma série de medidas para conter o desmatamento na Amazônia, entre elas o embargo de propriedades rurais nos 36 municípios com maior incidência de desmatamento.

Eles estão localizados na Amazônia, no Pará, no Mato Grosso e no Amazonas e são responsáveis por metade do desmatamento na região Amazônica. Segundo Marina Silva, está proibido o desmatamento nestes municípios até que os proprietários rurais façam o recadastramento de suas propriedades.

O governo federal divulgou uma lista dos 36 municípios que terão prioridade nas ações de prevenção e controle do desmatamento, identificados com base em monitoramento por satélite. Nessas cidades, já estão proibidas novas autorizações de derrubadas. Na quarta-feira, o Ministério do Meio Ambiente o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apresentaram dados que mostram a devastação de 3.235 km² quadrados na região amazônica de agosto a dezembro de 2007.

O Acre está excluído da lista que traça o perfil do desmatamento no país. Na opinião do secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral, isso demonstra o esforço do Governo do Estado no combate ao desmatamento no Acre. A afirmação feita pelo secretário é baseada em números.

Desde agosto de 2007, o Acre conta com uma ferramenta mais eficiente no controle do desmatamento e de queimadas. As imagens são captadas diariamente pelo satélite francês Formosat, que permite maior aproximação das áreas devastadas cobrindo em torno de 4 m² de extensão. As imagens têm resolução que permite visualizar com nitidez até 2 metros de distância da área, quando o satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aproxima em apenas 30 metros. "Com estas imagens sabemos onde estão os locais de desmatamento, quais os proprietários que estavam licenciados e os que não estavam", explica Eufran Amaral.

Nenhum comentário: